Tudo sobre a Toxina Botulínica
Toxina Botulínica é um dos tratamentos mais clássicos para tratar rugas de expressão e rejuvenescer. Acesse o blog e saiba tudo sobre o conhecido Botox.
Sabe aquelas rugas que surgem na parte superior da face, como os famosos pés de galinha e os vincos na testa, por exemplo? Essas linhas de expressão podem acabar transmitindo uma fisionomia mais cansada, envelhecida e até mesmo brava ou emburrada.
Para combater esses sinais que surgem com o tempo e a contração muscular, um dos tratamentos mais procurados e consagrados como um dos clássicos mais eficientes é o Botox ou Toxina Botulínica.
Sua procura aumentou até em meio a pandemia. Em 2020, segundo o Google, as buscas por termos como “rinoplastia”, “preenchimento” e “botox”, por exemplo, registraram um crescimento de cerca de 4.800%.
Se você está entre as pessoas que querem saber mais sobre toxina botulínica, continue a leitura e confira as principais informações sobre o procedimento.
Como a Toxina Botulínica funciona?
De origem biológica, a toxina botulínica tipo A é o tipo utilizado em procedimentos estéticos. Ela é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e seu funcionamento no organismo é agir como um bloqueador que inibe a contração dos músculos, diminuindo as marcas de expressão.
Principais indicações
A principal indicação do Botox na dermatologia é para suavizar as rugas na região dos olhos e testa, como você viu no começo desse conteúdo. Mas não para por aí, existem várias outras indicações, como:
- Terço inferior da face: tratar o músculo que deixa a boca triste, tratar o aspecto de celulite do queixo e o contorno da face;
- Pescoço;
- Bruxismo;
- Hiperidrose: suor excessivo nas palmas das mãos, plantas dos pés ou axilas;
- Enxaqueca e cefaléia tensional;
- Redução do sorriso gengival.
No caso das rugas e linhas de expressão, não existe idade certa para começar a aplicar Botox, ele pode ser usado até mesmo para prevenir o surgimento delas.
Quanto tempo dura a ação da Toxina Botulínica no corpo?
A Toxina Botulínica será absorvida pelo organismo ao longo do tempo e sua duração média é em torno de 3 a 6 meses – o que depende de cada metabolismo, hábitos de vida e cuidados no pós-procedimento.
Existe alguma coisa que diminui o efeito da Toxina Botulínica?
Sim, algumas condições podem diminuir a duração do Botox, como:
- Se expor excessivamente ao sol sem proteção;
- Esforço exagerado da face, como movimentos bruscos, mímicas excessivas, forçar a vista, por exemplo. Isso causará mais sulcos e marcas de expressão.
Dicas para prolongar o efeito do botox
Enquanto algumas atitudes colaboram para diminuir o efeito da Toxina no corpo, outras ajudam a prolongá-lo. Confira algumas dicas que ajudam a manter o efeito do Botox por mais tempo:
- Use filtro solar diariamente, até mesmo para ficar em casa ou em dias nublados;
- Tenha uma alimentação variada, a mais natural possível e equilibrada, com alimentos ricos em zinco, como linhaça, castanha de caju e chocolate amargo (claro, com moderação);
- É importante realizar o procedimento com um médico de confiança para que a dose correta seja aplicada nos locais adequados e com produtos de qualidade. Esses fatores são importantes para a durabilidade do Botox.
Quando posso repetir a aplicação?
Nas primeiras aplicações, o recomendado é aguardar 6 meses para reaplicar. Quem já faz o tratamento com Toxina Botulínica regularmente, indica-se um intervalo mínimo de 4 meses.
Há contraindicações para a aplicação da Toxina Botulínica?
Há alguns casos em que é contraindicado o uso da Toxina Botulínica, como:
- Gravidez ou aleitamento;
- Alergia;
- Doenças neuromusculares associadas;
- Doenças autoimunes não controladas.
Agora que você já sabe tudo sobre a Toxina Botulínica, compartilhe esse conteúdo com uma amiga que vai gostar de saber também. Quem sabe vocês não marcam juntas uma consulta aqui na clínica para uma avaliação individual.