4 procedimentos estéticos para estimular o colágeno
A produção natural de colágeno pelo organismo cai com o passar dos anos, mas alguns procedimentos são capazes de estimulá-la. Saiba mais sobre isso no blog
Com o avanço da idade, a gente começa a sentir na pele a queda natural na produção de colágeno pelo organismo. Isso porque a pele começa a perder firmeza, sustentação e viço, tornando-se mais flácida, com marquinhas, rugas e sulcos naturais da idade.
Apesar de natural, essa é uma condição que pode incomodar muita gente. A partir dos 30 anos, passamos a perder 1% ao ano do colágeno total, e chega até 2% ao ano na menopausa. Isso impacta diretamente na sustentação e beleza da pele, unha e cabelos.
A boa notícia é que existem procedimentos que estimulam a produção de colágeno, trazendo de volta uma pele com brilho, viço, luminosidade e sustentação – com efeitos muito naturais e eficientes.
É sobre isso que você vai descobrir a seguir, continue a leitura e confira os procedimentos que ajudam o corpo a produzir mais colágeno.
1- Bioestimuladores de Colágeno
Os bioestimuladores de colágeno são alternativas muito eficientes para contornar a queda natural na produção de colágeno pelo organismo sem a necessidade de procedimentos invasivos, como uma cirurgia plástica, por exemplo.
O tratamento consiste na injeção da substância bioestimuladora nas camadas mais profundas da pele, devolvendo sua elasticidade natural e reduzindo a flacidez. As substâncias bioestimuladoras mais aplicadas são Sculptra, Radiesse e Elleva.
O objetivo é provocar uma leve ação inflamatória controlada, que vai estimular a produção natural de colágeno pelo organismo, formando um banco de colágeno. O resultado é mais firmeza à pele, dando um aspecto rejuvenescido e até diminuindo rugas, cicatrizes e estrias.
O procedimento é muito seguro, com probabilidade muito baixa de efeitos colaterais. O tratamento completo pode variar de 1 a 4 sessões, tudo depende das condições da pele do(a) paciente.
Principais benefícios dos bioestimuladores:
Alta produção de colágeno na face, para aumentar a espessura da pele e suavizar marcas e linhas e maior sustentação facial;
Correção das alterações de contorno do rosto;
Melhorar a aparência das mãos, rejuvenescendo e trazendo volume.
Melhora de flacidez corporal: em área abdominal pós-gestação, em área de braços e coxas após cirurgia bariátrica ou em pessoas que perderam peso.
2- Fios de PDO
Outro tipo de bioestimulador de colágeno é o fio de PDO, também chamado de fio de sustentação. Eles são indicados para suavização de rugas e marcas, minimização da flacidez na pele do rosto e do pescoço, lifting facial, melhora no contorno da face, além de reduzir ou eliminar rugas e sulcos no rosto.
É uma técnica comumente utilizada para lifting facial, pois os fios fazem o levantamento da pele do rosto e, assim, suavizam as marcas. Ou seja, é um levantamento na face que entrega um resultado natural e que também pode ser utilizado para harmonização.
Os fios de PDO são tão eficazes que em muitos casos substituem a necessidade de cirurgia plástica. Além disso, o procedimento é muito menos invasivo que a cirurgia e, quando os fios são absorvidos pela pele, ainda estimulam a produção de colágeno, entregando um efeito natural e duradouro.
Principais indicações dos fios de sustentação:
Suavização de rugas e marcas;
Flacidez do rosto e pescoço;
Efeito lifting facial;
Melhora do contorno;
Flacidez do pescoço;
Rugas e sulcos da face.
3- Laser Rejuvenescimento Protocolo 4D
O laser rejuvenescimento protocolo 4D é ideal para tratar a flacidez da pele do rosto, minimizar pequenas rugas e linhas de expressão, melhorar o contorno facial e tônus da face.
Além disso, o tratamento com esta tecnologia estimula a produção de colágeno, a renovação celular, entrega volume em locais estratégicos, como nos lábios e maçãs do rosto, promove o rejuvenescimento da pele, clareamento e uniformização, previne e retarda os sinais de envelhecimento.
Quando a aplicação do laser rejuvenescimento protocolo 4D é intraoral, é possível obter um efeito lifting no rosto do paciente.
Para que o procedimento não seja incômodo, antes de começar aplica-se um creme anestésico. Para obter a melhora global da face, normalmente, são necessárias 3 sessões, mas tudo depende das condições da pele do paciente e suas expectativas com o tratamento.
Em alguns casos, conforme o protocolo estabelecido pelo dermatologista, podem ser associados outros tipos de lasers para completar o tratamento e entregar o resultado desejado.
4- Ultraformer III
O Ultraformer III é uma tecnologia de última geração para tratamento de flacidez facial e corporal. O equipamento utiliza o ultrassom micro e macro focado para melhorar a qualidade da pele, reduzir os sinais de envelhecimento, estimular a produção de colágeno, eliminar gordura localizada e realizar ancoragem muscular, mais conhecida como efeito lifting.
As ondas emitidas por esta tecnologia têm a capacidade de vibrar as moléculas de água dentro das células a ponto de esquentá-las até 75,4ºC. Este efeito estimula a produção de colágeno em todas as camadas de pele na região tratada e contrai o tecido a fim de quebrar as células de gordura.
O tratamento com Ultraformer III pode ser feito no rosto e corpo. Logo após a primeira sessão já é possível notar os resultados do procedimento: mais firmeza e menos flacidez na pele.
Principais indicações do Ultraforme III:
Lifting facial não cirúrgico;
Bichectomia light sem cortes;
Afinamento do rosto;
Elevação das sobrancelhas;
Melhora das rugas ao redor dos olhos;
Melhora de papada;
Melhora das rugas ao redor da boca;
Grande melhora de flacidez facial e contorno corporal;
Melhora a flacidez dos braços, abdômen, culote e joelhos.
O paciente pode retornar às atividades habituais imediatamente após o procedimento. Os resultados começam a aparecer em 30 dias. O número de sessões indicadas varia de 1 a 3, dependendo de cada caso e do grau de flacidez.
Quando começar a fazer a reposição de colágeno?
Como você viu no começo deste conteúdo, a partir dos 30 anos a pele reduz a concentração de colágeno porque o corpo reduz naturalmente a produção da substância. Os efeitos dessa desaceleração são cumulativos e podem ser percebidos com mais facilidade com o passar dos anos.
Portanto, os 25 anos é a idade ideal para iniciar o acompanhamento com um profissional dermatologista de confiança, pois assim é possível começar a tratar e suavizar marcas, rugas, flacidez e outros problemas ainda no início.
Vale lembrar que cada pele, cada organismo e cada pessoa é único. As chances de bons resultados são muito maiores quando o tratamento começa cedo e com as recomendações certas.
Atualmente, com a evolução da medicina e da tecnologia, é possível conquistar efeitos muito positivos e naturais na área da estética e rejuvenescimento sem a necessidade de intervenções de grande porte ou invasivas.
Agende sua consulta e vamos avaliar juntos os protocolos e procedimentos mais indicados para o seu caso, seja para estimular a produção de colágeno ou para sanar outra queixa que você tenha.