MMP: tratamento para combater a calvície
Conheça a Microinfusão de Medicamentos na Pele, um tratamento muito eficaz para reverter os efeitos da calvície.
A calvície, conhecida cientificamente como alopecia androgenética, é um dos tipos mais comuns e conhecidos de alopecia (queda de cabelos ou pelos). Geralmente, este problema acomete o couro cabeludo nas “entradas” da testa e se estende para o topo da cabeça. A origem pode estar associada com distúrbios hormonais, emocionais ou doenças.
Este tipo de queda de cabelo ocorre devido ao afinamento gradativo dos fios. Quando o fio fica muito fino, o folículo se atrofia e o nascimento de novos fios é interrompido.
A alopecia androgenética é uma doença que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres, mas em formas diferentes. No homem, a doença é mais comum e pode se desenvolver em qualquer período após a puberdade. Conforme a idade avança os quadros são mais graves e frequentes.
Calvície nos homens
O problema é tão comum para o sexo masculino que cerca de 80% dos homens chegam aos 70 anos com algum grau de calvicie. A alopecia androgenética masculina pode surgir de várias maneiras e possui diversos tipos. Na maioria dos casos, a queda acontece no começo da cabeça e migra até o topo, deixando cabelos apenas na nuca e laterais.
Alopecia androgenética nas mulheres
A calvície é menos comum nas mulheres e se manifesta de formas diferentes em relação aos homens. Normalmente, a alopecia androgenética feminina atinge quadros mais graves em idades avançadas. No entanto, somente 40% das mulheres com 70 anos apresentam algum grau do problema.
A grande diferença entre a calvície masculina e feminina é que, nas mulheres, a queda de fios é difusa, deixando o cabelo menos denso e sem volume. Somente em casos raros as mulheres sofrem a perda total dos fios, como acontece nos homens.
Ainda não se sabe quais são as causas da queda de cabelo nas mulheres e não existem estudos que comprovem a ligação da calvície feminina com influências genéticas. Entretanto, a doença pode estar ligada ao excesso de hormônios masculinos no corpo da mulher.
Atualmente, há uma série de tratamentos eficazes para a calvície, que vão do uso tópico de medicamentos, tratamentos hormonais, procedimentos estéticos e até cirurgia, como é o caso dos implantes capilares.
A solução do problema é mais complexa para os quadros que apresentam queda dos fios intensa e instalada. Sendo assim, os resultados mais satisfatórios acontecem nos casos diagnosticados precocemente.
Entre todos os tratamentos disponíveis, um dos mais relevantes é o MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) e é sobre ele que falaremos a seguir.
MMP Capilar: Uma ótima alternativa para tratar a calvície
Atualmente, o MMP é um dos tratamentos mais procurados para controlar e reverter a redução do volume capilar causada pela calvície. Este procedimento utiliza uma técnica que insere medicamentos sob a pele da região afetada pelo problema.
Para isso, é utilizado um dispositivo que faz micro furos no couro cabeludo e, ao mesmo tempo, injeta os medicamentos nesses pequenos orifícios numa profundidade muito próxima da raiz dos fios. Assim, a medicação é aplicada exatamente onde deve agir e na concentração ideal para os efeitos desejados.
Esses medicamentos, além de possuírem propriedades terapêuticas, também colaboram com a oxigenação do couro cabeludo, fortalecendo os fios existentes e estimulando o crescimento do cabelo. Como são aplicados sob a pele, alcançam diretamente o alvo de atuação e entregam ótimos resultados.
A MMP é feita em sessões que duram aproximadamente 30 minutos. A quantidade depende da intensidade da calvície e deve ter um intervalo de um mês entre cada uma.
Depois de iniciar os tratamento, o paciente deve tomar alguns cuidados para garantir a qualidade do resultado, como:
- Não lavar o cabelo no dia em que o procedimento foi realizado;
- Evitar exposição solar por pelo menos 3 dias após as sessões; e
- Interromper o uso tópico de medicamentos e outros produtos no dia da realização da MMP.
É importante ressaltar que o diagnóstico precoce da calvície impacta diretamente no resultado do procedimento, ou seja, quanto antes o problema for detectado, melhor será a eficácia do tratamento.
E então, gostou de conhecer o MMP? Agenda sua consulta para uma avaliação e saiba como podemos te ajudar.